Tecnologia do Blogger.


quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Razão?Intuição?Experiência?


Estava lendo a reportagem de capa da revista SUPERINTERESSANTE de setembro (que eu super recomendo, por sinal), cujo título é: 'Como tomar decisões'.
Muito interessante para mim essa matéria porque eu estou em um momento que preciso realmente tomar decisões sérias.
Então, comecei a ler. É muito bom o jeito que a revista aborda o tema, porque logo de inicio você tem que escolher entre 3 situações-problema que te levam às 3 palavras do título.
Eu escolhi a situação problema que me levou a compreender a INTUIÇÃO.
Não fala explicitamente na reportagem que a primeira que você escolher é a que você mais utiliza para decidir.  Porém, de um jeito ou de outro, acho que isso tem um pouco a ver.
Depois, escolhi a situação problema que levava à RAZÃO (essa sim, é a mais complexa e acho ser a que eu mais uso, porém, nem sempre).
Enfim, por último fui ler a situação problema que levava à EXPERIÊNCIA.
No final das contas, a matéria conclui que, quando você vai tomar uma decisão, esses 3 "comandos" agem em conjunto (dependendo da situação, um se sobressai) para que você tome a decisão certa, por diversos mecanismos.
Só que, toda teoria é falha e nós estamos sujeitos aos lindos aí tomarem alguma decisão em conjunto e a gente se f*der.
O nosso cérebro não é perfeito, mas creio que, só de existir RAZÃO, INUTIÇÃO e EXPERIÊNCIA (e ao longo da matéria você descobre como tudo é bem planejado), tudo tende a ser perfeito!
A razão pensa a longo prazo, a intuição na sua sobrevivência diante de uma situação que precise de uma decisão rápida e a experiência quer seu melhor agora baseado no antes.
Interessante demais.
Ainda não sei qual delas é a que eu mais uso, apesar do palpite e também não sei qual é a menos sujeita a falhas, mas acho que é sempre a razão, mas ela não seria nada sem as outras duas, então, obviamente, uma completa a outra.
Ah, eu também ainda estou esperando elas trabalharem juntas por e dessa vez fazer com que eu escolha certo.



OBS: Ontem, excepcionalmente, nossa colaboradora Andressa não postou (estava de folga devido a uma pauta que ela tem que fazer e também devido a ressaca de Heath Ledger) hihihi
Semana que vem ela volta \o/
OBS ²: Não deixem de votar na enquete sobre "O que você quer que seja sorteado no blog", logo acima da página, à direita. Seu voto é muito importante para nós!! \o/
 
Beijos,
Kell :)

2 comentários:

  1. Decisões à serem tomadas é difícil,principalmente
    qd mudam radicalmente nossa vida.
    Pensamos,pensamos e pensamos,e acabamos tomando a decisão errada,principalmente quando o coração entra nessa mistura.
    Abraços.

    ResponderExcluir
  2. Adorei o blog!

    Passa lá no blog que tem post novo e 2 sorteios rolando!!Tem SORTEIO SIGMA e SORTEIO MACRILAN!!!

    www.pimentaroja.blogspot.com

    Bjo

    Gi

    ResponderExcluir

Blogger Template Mais Template - Author: Papo De Garota