Tecnologia do Blogger.


quinta-feira, 1 de setembro de 2011

O Segredo dos Seus Olhos (2009)


Por Sofia Lobo

É interessante como certos filmes conseguem perturbar uma suposta harmonia que existe dentro da gente. Parece tudo normal, certinho, monótono; então você assiste algo que desorienta sua mente e suas emoções.

O Segredo de Seus Olhos (El Segreto de Sus Ojos, 2009) é um desses filmes. Embora não seja excepcional, tem a capacidade de surpreender e comover, mas sem cair em sentimentalismo. A princípio, somos enganados, acreditando que se trata de uma trama policial cujo foco é o estupro e assassinato da jovem professora Liliana Colotto (Carla Quevedo).

Conhecemos a história de Benjamin Espósito (Ricardo Darín), oficial de justiça aposentado, a partir de suas lembranças. Num dia banal, em 1974, ele adentra o local do crime e observa o corpo violado e sem vida de Liliana. Benjamin conhece o viúvo, Ricardo Morales (Pablo Rago), cujo amor e devoção pela jovem o enternecem. Espósito empenha-se em encontrar o assassino, com a ajuda de seu colega de trabalho e amigo Pablo Sandoval (Guillermo Francella) e da intocável Irene Hastings (Soledad Villamil), chefe de ambos, – pela qual Benjamin nutre amor platônico. A busca incansável do protagonista e as freqüentes reviravoltas da história, que ora emocionam, ora revoltam, tornam O Segredo dos Seus Olhos inquietante. O modo como a história é narrada fornece um tom poético e melancólico. Espósito olha para o passado, revendo detalhes e imaginando centenas de possibilidades de escolha. Entretanto, percebe que caminhou para uma vida medíocre e solitária. Ele se questiona: “Como se faz para viver uma vida repleta de nada?”

Apesar das críticas de que o filme aborda de maneira pretensiosa e exagerada a corrupção do governo de Isabel Perón na Argentina e que se tornou forçado e cansativo ao adotar um desenvolvimento repleto de reviravoltas, não se pode negar que a obra tem valor cinematográfico, dada sua qualidade técnica; além do valor de seu conteúdo, dada as reflexões que induz sobre as escolhas que tomamos durante a vida, o passado que desejamos alterar, o futuro impreciso e o momento atual, que relutamos olhar de frente.


Um comentário:

  1. Deve ser bom... vou ver se dou uma achada na locadora e assistir, estou precisando ver um filme legal... Bjs

    ResponderExcluir

Blogger Template Mais Template - Author: Papo De Garota