Tecnologia do Blogger.


quarta-feira, 19 de fevereiro de 2014

Cinema Paradiso

Oi,  gente! Bom, meu nome é Luiza, tenho 19 anos, curso o terceiro ano de letras e escreverei a coluna quinzenal sobre Cinema Europeu.
Como primeiro post, escolhi falar sobre meu filme preferido: Cinema Paradiso.


Cinema Paradiso é um filme italiano de 1988, dirigido por Giuseppe Tornatore.  Ganhou diversos prêmios como Oscar, Globo de Ouro e Festival de Cannes.

O filme começa com a mãe de Salvatore tentando se comunicar com ele (o espectador ainda não sabe o que realmente está acontecendo), porém sem sucesso, só conseguiu falar com a namorada dele. Esta passa o recado a Salvatore: um tal de Alfredo morreu e o funeral será no dia seguinte.
A partir daí, mergulhamos pelas lembranças de Salvatore, começando pela sua infância na Sicilia. 

Nessa época, ele era tratado pelo apelido de Totó (Salvatore Cascio), apesar das diversas obrigações do dia a dia, era fascinado por cinema e adorava passar o tempo com Alfredo (Philippe Noiret), o projecionista do único cinema da cidade, Cinema Paradiso.
O cinema era como se fosse a alma da cidade. Era lá onde todos se encontravam, riam, brigavam, choravam, se apaixonavam, na minha opinião são as cenas mais divertidas, junto com as pequenas aparições do mendigo da “piazza”.

Passamos, então, para o jovem Totó (Marco Leonardi), um rapaz apaixonado incondicionalmente, não só pelo cinema, mas por Elena (Agnese Nano) também. Nessa segunda parte, ouvimos pela primeira vez a música tema de amor, que é maravilhosa (e me deixa até arrepiada).  Também é aqui que o futuro de Totó é decidido.


Assim, Totó vira Salvatore (Jacques Perrin), um grande cineasta italiano, e retorna a Sicília para o funeral de Alfredo e observa como a pequena cidade se encontra depois de 30 anos. 
  

O filme é lindo, sempre que assisto, reflito um pouco sobre como a vida funciona com suas reviravoltas. E sua cena final está entre as mais lembradas do cinema e também é uma homenagem à sétima arte. 

Espero que tenham gostado do post e que assistem ao filme! (se ainda não tiveram a oportunidade)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Blogger Template Mais Template - Author: Papo De Garota