Tecnologia do Blogger.


quinta-feira, 11 de agosto de 2011

Potiche - Esposa Troféu (2010)


Por Sofia Lobo

Ícone da Nouvelle Vague na década de 60, Catherine Deneuve é uma lenda viva do cinema francês e mundial. Ganhou notoriedade ao participar dos filmes Repulsa ao Sexo (1965), de Roman Polanski e A Bela da Tarde (1967), de Luis Buñuel, nos quais interpretou personagens intensos e de acentuada sexualidade.

A atriz de 67 anos esteve no Brasil em junho para divulgar Potiche – Esposa Troféu (2010), obra do diretor François Ozon, que abriu o Festival Varilux de Cinema Francês.

Em Potiche Catherine é Suzanne Pujol, esposa dedicada e submissa ao marido, Robert (Fabrice Luchini), que comanda rigorosamente a fábrica herdada pela esposa (e tem um caso com a secretária Nadége, Karin Viard). Os funcionários estão em greve e reivindicam melhores condições de trabalho. Robert é seqüestrado pelos manifestantes e têm um ataque cardíaco. Suzanne recorre a um antigo “amigo” comunista, Maurice Babin (o célebre Gérard Dépardieu) para convencer os sindicalistas a libertarem seu marido. Mesmo libertado, Robert não têm condições de trabalhar, então Suzanne assume o controle da fábrica, auxiliada pelos filhos Laurent (Jérémie Renier), fascinado por arte, e Joelle (Judith Godrèche), conservadora como o pai.

Potiche aborda em tom cômico e superficial temas como política e feminismo. Com diálogos dinâmicos, a rivalidade entre a esquerda e a direita é tratada com certa ironia e a personagem de Deneuve, antes uma “peça de decoração” de sua casa (daí o nome Potiche, vaso ornamentado) torna-se elo entre as ideologias. É burguesa e fútil, mas sabe o que é justo e reergue a fábrica ao proporcionar condições dignas de trabalho e conquistar a simpatia dos funcionários. Suzanne também nos surpreende ao revelar suas aventuras amorosas da juventude (inclusive com Babin), contrastando com a dona de casa, mãe e avó exemplar que se tornou.

Potiche é agradável, tem humor sutil e representa o bom cinema francês contemporâneo.

IMDB: http://www.imdb.com/title/tt1521848/

Trailer: http://www.youtube.com/watch?v=AHW_5cgYew0

Um comentário:

  1. Oi Kell!

    A deNeuve é uma atriz fenomenal. Sabia que ela já atuou com o Bowie em um filme de vampiros da década de 80?

    Ajh eu tambem sempre gostei mais dos antagonistas de filme...eles tem muito mais personalidade e estilo! E o Rei Jareth é a prova disso. Quem não queria se meter naquele Labirinto maluco só para encontrar o Bowie no final *.*?
    bjs

    http://www.empadinhafrita.blogspot.com

    ResponderExcluir

Blogger Template Mais Template - Author: Papo De Garota