Tecnologia do Blogger.


quinta-feira, 4 de agosto de 2011

ADEUS, LÊNIN! (2003)

Por Sofia Lobo

Durante quase trinta anos uma barreira física dividiu Berlim, a qual passou a ser governada por políticas ideologicamente distintas. Surgiu, assim, a rivalidade entre o lado Leste, ou RDA (República Democrática Alemã, socialista) e Oeste (República Federal Alemã, capitalista).

É no lado Oriental dessa barreira onde se passa Adeus, Lênin! , obra peculiar do diretor Wolfgang Becker que retrata um capítulo único na História: a Queda do Muro de Berlim.

Christiane Kerner (Katrin Saß) mantém uma relação ideológica com a República Democrática Alemã. Ao presenciar a prisão de seu filho Alexander (Daniel Brühl) durante uma passeata, Christiane tem um colapso e fica em coma. Alex é solto e cuida de sua mãe, enquanto presencia uma mudança radical em sua vida. O Muro é derrubado, as fronteiras que separam o Leste do Oeste não existem mais e ele pode desfrutar de descobertas culturais incríveis num país que renasce. Sua irmã Ariane (Maria Simon) desiste dos estudos e torna-se atendente do Burguer King.

Após todas essas mudanças, Christiane finalmente desperta. Os médicos alertam para os riscos de um choque emocional. Alex decide levá-la para casa e nada dizer sobre as mudanças no país. Com a ajuda de sua irmã e do amigo Denis (Florian Luckas), redecora o apartamento, busca objetos, pessoas, produtos e até notícias relacionadas à antiga RDA (auxiliado por Denis, que possui pretensões cinematográficas).

O diretor retrata um tema histórico e polêmico com humor sutil e inteligente. Também é fiel ao mostrar imagens reais da Queda do Muro, de passeatas e da vitória Alemã na Copa do Mundo em 1990.

Adeus, Lênin! trabalha com a linha frágil existente entre a verdade – ou a realidade- e a mentira, o mundo das ilusões, e com a manipulação dessas duas dimensões. Alex, na verdade, criou no quarto de sua mãe o país onde ele gostaria de viver: socialista sim; porém humano, livre e generoso. Essa é a crítica bem-humorada de Becker ao socialismo real fracassado, anteriormente idealizado por Lênin.

IMDB: http://www.imdb.com/title/tt0301357/

TRAILER: http://www.youtube.com/watch?v=r85BKBTcEgg

2 comentários:

  1. Vi esse filme no ensino médio e adorei!
    Foi uma ideia muito legal falar sobre o fim da Alemanha Socialista focando na experiência de uma família.
    Quem não viu não sabe o que está perdendo.

    Bjss*
    Gabi Lima
    http://livrofilmeecia.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Obrigada pelo comentário, volte sempre \o/

    Muito lindo seu blog!!!!

    Ah, um selinho para você: http://1.bp.blogspot.com/-68Bb05pFul4/Te1BfsqvBeI/AAAAAAAAATM/JPCRr0Mj7R0/s1600/dsm-selinho.jpg

    Mil Sweetkisses!!!

    ResponderExcluir

Blogger Template Mais Template - Author: Papo De Garota