Tecnologia do Blogger.


terça-feira, 2 de agosto de 2011

Resenha do Filme: "O DISCURSO DO REI"


*O DISCURSO DO REI*
 (The King’s Speech-2011)

O grande vencedor do OSCAR 2011 chega (finalmente!) às locadoras.
Baseado em uma história real e emocionante, o (até então desconhecido) diretor Tom Hooper, narra a história de Bertie (Colin Firth), mais conhecido como Duque de York. Filho do da Inglaterra George V, ele sofre de gagueira. Quando pressionado para falar em público, é inevitável disfarçar o problema. Sendo assim, a preocupada esposa de Bernie, Elisabeth (Helena Bonham Carter), após passar tempos e tempos tentando arrumar um médico para curar o marido, decide ir atrás de um misterioso homem, o australiano Lionel Logue (Geoffrey Rush), que se diz um "curador de fala".
O Duque hesita em se consultar com o homem, mas depois acaba cedendo. Lionel tem um jeito irreverente de lidar com a Alteza: trata-o como um homem normal, mais um "paciente" seu. Nunca faz tratamento diferenciado com Bertie e insiste em ter uma relação próxima com ele, de amizade, para tentar ajudá-lo melhor. Apesar de tudo, aos poucos, Logue conquista a amizade do Duque. Com métodos diferentes (por exemplo: ele faz com que o paciente cante ao invés de falar e permite palavrões no ensaio, enquanto treina o discurso).
Ao longo do filme, enquanto Bertie tenta superar seu problema, uma fatalidade acontece: seu pai, o Rei George V falece. Quem assume é o filho David, mas logo depois renuncia ao cargo por dar mais importância ao amor que sente por uma mulher divorciada.
Em meio a isso, quem assume o posto de Rei é Bertie, o agora George VI. Mais do que nunca, a gagueira deve ser superada. Em meio à sessões e brigas com Lionel Logue, o Rei vai conquistando a simpatia dos súditos e tenta, a cada dia, vencer o problema.

O superlativo que eu costumo usar para este filme é: magnífico! Desde a atuação premiada de Colin Firth (a perfeição que ele faz os trejeitos e a agonia que ele passa ao público quando o personagem fica nervoso e gagueja é sensacional. Colin é um ator sensacional!), até a forma como é desenvolvido o cenário do filme: a sala onde acontecem as consultas com Lionel, a decoração da parede e posteriormente a decoração do quartinho onde Bertie faz seu discurso, pode ser considerada apenas um detalhe, mas quem repara nisso vê que tudo tem um porquê: Bertie se sente à vontade lá naquele quartinho porque, além de Lionel estar lá, a decoração o faz lembrar da sala, onde era feitos apenas os "treinos". Isso condiz perfeitamente quando o instrutor diz a ele: "Esqueça tudo e fale comigo. Fale comigo como um amigo."

ONDE EU ASSITI PELA PRIMEIRA VEZ: Em casa, na tela do computador.
QUANDO: Em março de 2011
PORQUE EU ESCOLHI ESTE FILME: Porque foi o filme vencedor do Oscar 2011 e também porque eu adoro o ator, Colin Firth
O QUE EU SABIA DE ANTE-MÃO:
-Era baseado em uma história real;
-Venceu os OSCARS de :Melhor filme, Melhor diretor, Melhor ator, Melhor roteiro original.
-Colin Firth era o ator principal e Geoffrey Rush -o Capitão Barbossa- foi indicado ao OSCAR de Melhor ator coadjuvante;
-Helena Bonham Carter –a Rainha cabeçuda de Alice no País das Maravlhas- estava no elenco e também concorreu ao OSCAR de Melhor Atriz.
DIRETOR DO FILME: Tom Hooper
QUEM SÃO OS ATORES PRINCIPAIS: Colin Firth, Geoffrey Rush e Helena Bonham Carter
QUE TIPO DE FILME É: Drama
TEM UM FINAL FELIZ: Tem, sim!
O FILME SUPEROU OU NÃO AS MINHAS EXPECTATIVAS: Superou. Como ganhou o OSCAR, eu pensei que realmente era um filme muito bom, de um elenco sólido. Mas à medida que o filme acontece, fui gostando mais e mais. É uma história cativante, sem muita "emoção", mas não é algo "parado". E, como já disse, as atuações e os cenários são excelentes e impecáveis! Tudo isso, em conjunto, superou minhas expectativas!
PONTO FRACO: A causa da gagueira gerou uma série de hipóteses, entre elas a morte de um dos irmão de Bernie. Porém, parece que o filme "esqueceu" de abordar isso. É falado da infância do Rei de forma superficial, mas dá para entender. Esse foi um único ponto fraco. Que eu considero um detalhe.
QUAL É A DURAÇÃO APROXIMADA DO FILME: 119 minutos
QUAL A CLASSIFICAÇÃO INDICATIVA: 12 anos (consumo de drogas lícitas e linguagem chula)
UMA FRASE DO FILME: "Meu trabalho era fazê-los ter fé nas suas próprias vozes e deixa-los saber que um amigo estava ouvindo. Essa carapuça deve servir em você, Bertie..."
UM CENA: Várias cenas me deixaram interessada no filme, mas há uma que me chamou a atenção: as sessões em que o Duque praticava os métodos para se livrar da gagueira e ao mesmo tempo, paralelamente a isso, um discurso que ele fazia, aplicando visivelmente estes métodos!
RECOMENDO ESTE FILME: Claro! Depois de vê-lo, me deu até vontade de estudar história e a Segunda Guerra... (Ok, nem tanto! Mas pesquisar a vida do "verdadeiro Rei", até que deu, sim!) :D
DICAS PARA QUEM PRENTENDE ASSISTÍ-LO:
-Fazer pipoca;
-Assistir em um dia sossegado;
-Prestar atenção em alguns detalhes, em algumas frases
-E curtir ao máximo!
BOM FILME!!!!!
  

(Esta resenha já é um pouco antiga, mas estou postando-a para inaugurar o novo visual do blog!^^ 
Espero que vocês curtam!)

6 comentários:

  1. Eu to loka pra assistir esse filme.
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. NOssa EU PRECISO VER ESSE FILME! até amanha!
    *--*

    Meu pai tem um pouco de gagueira e por consequência eu na minha infância peguei um pouco dele O.0 Ou seja cresci MUITO insegura pra falar em publico O.o
    Hoje eu perdi a vergonha e falo em publico com a maior naturalidade, e só então percebi que a gagueira se foi.
    E meu papai continua um pouco gago kk

    Haaaa o blog está Lindo *---*
    Beju grande.

    ResponderExcluir
  3. Oi Kel!
    Poxa, legal você ter se interessado pelo meu blog ^^. Notei também que temos gostos parecidos então acho que poderemos ir trocando idéias...afinal você curte Laranja Mecãnica \o/ Tambem curto o Depp tanto é que ele está em primeiro lugar no meu top de belos atores rs.
    Espero poder contar com sua presença no blog mais vezes!
    bjs

    ResponderExcluir
  4. \o/ eu quero ver este filmeeee... mais preciso assistir "Memorias de uma gueixa" e "Kung Fu Panda 2", mais este vai entrar na lista para assistir depois ... amei a dica de filme, adoro seu Blog tbm ele é bom demais!! E olha só minhas amigas aqui nos comentários, Tsu e Nathy duas meninas nota 10!! Bjs ♥

    ResponderExcluir
  5. Eu poderia inumerar mil e um motivos pelos quais eu gostei desse filme: ótimas atuações, roteiro sincero etc. Mas a que me fez gostar desse filme foi um pouco mais egoísta. Eu sou gaga desde pequena! Há muitas fases em que melhoro e pioro, mas senti minha pele arrepiar cada vez que o ator tetana falar em público porque eu sei exatamente o que é aquilo. Colin Firth interpreta com maestria os dilemas de um gago e a história em si é muito bonita. A mulher sempre o apoiando! (:

    Adorei a resenha como sempre.

    Beijão,

    ResponderExcluir
  6. Ui, antes de dar enter acho que vi algo como "inumerar" e quase tive um siricutico, mas quando vi já tinha apertado ok. Espero ter visto errado, mas se o que vi foi isso mesmo, vou colocar a culpa nas 2 horas da manhã e corrigir: *enumerar* hahaa

    Beijos,

    ResponderExcluir

Blogger Template Mais Template - Author: Papo De Garota