Tecnologia do Blogger.


quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

Resenha do Livro: "O Céu Está em Todo Lugar"

 
(Por: Kell)

“O céu está em todo lugar”

Autora: Jandy Nelson
Número de páginas:
416 de história
Pontos fortes:
-
Poemas feitos pela personagem principal a praticamente toda abertura de capítulo
-
Letra azul
- Algumas frases de muito efeito (anotei milhares, sério!)
- O humor e o drama na medida certa.
Pontos fracos:
- A narrativa é um pouco confusa. No começo, não deixa bem claro a idade dela, vindo a ser explicada apenas no meio. Isso, em particular, me irritou um pouco.
-Às vezes é confusa a cronologia dos fatos narrados por Lennie. Não se sabe se ela está falando do passado ou do presente
- Há coisas um pouco desconexas no início, mas é só ao final do livro que algumas coisas são explicadas.
Personagem principal:
Lennie Walker (é também a narradora da história)
Personagens secundários importantes:
Joe Fontaine, Vovó, Tio Big, Toby, Sarah, Rachel, Bailey e Pagie Walker (as últimas duas são apenas citadas, várias e várias vezes)

Lennie Walker é uma garota de 17 anos, apaixonada pelo livro “O Morro dos Ventos Uivantes” (já o leu 27 vezes), que está passando pelo momento mais difícil de sua vida: ela acaba de perder a única irmã, Bailey, de 19 anos.
Esse é o ponto de partida para a história narrada em primeira pessoa.
A garota tenta superar a morte a cada dia, mas sua vida sem Bailey não será nunca mais a mesma.
A casa onde mora com a avó, cuidadora de jardins e o tio maconheiro Big, se torna se torna cada dia mais triste e nem as bonitas rosas do jardim de vovó são capazes de deixar a perda como sendo algo menos significativo.
Lennie vive agora praticamente dentro do “Refúgio”, o quarto onde antes era dividido com a irmã morta e a partir de então, só resta as roupas com um vestígio de cheiro da garota, suas anotações e sua escova de cabelo com alguns fios presos.
A menina insiste em deixar tudo exatamente como era antes de a irmã morrer pois acredita que, de alguma forma, Bailey ainda pode ser considerada viva nessas coisas.
Então, ao voltar para a escola após um tempo afastada, ela retorna a atividade que mais gosta: tocar clarinete. E é durante a aula de música que um garoto novo chama a sua atenção.
Porém, após algumas “observadas”, Lennie descobre que ele parece ser muito amigo de sua maior rival, Rachel.
Mas isso não impede que ela sinta-se cada vez mais atraída pelo moço misterioso de nome Joe Fontaine.
Paralelamente a isso, Lennie começa a se aproximar de Toby, namorado da irmã morta. É como se, ás vezes, apenas ele entendesse sua dificuldade de lidar com a morte.
Repentinamente, algo mais forte acontece entre Lennie e Toby, ao mesmo tempo em que Joe começa a demonstrar reciprocidade no interesse da menina.
Agora, além de enfrentar a morte da irmã, “John Lennon”, como assim é chamada pelo garoto Fontaine, terá mais dilemas do que podia imaginar.
Joe é o verdadeiro amor de sua vida? Mas por que essa ligação com Toby, o namorado da irmã? Isso, de se encontrar com aquele que seria o futuro marido de Bailey é tão horrível assim? Faz com que a irmã morta fique triste com ela, ao ver tudo isso do céu? Como superar a perda ao mesmo tempo em que se lida com as dúvidas do amor?
E a mãe das garotas, que segundo a vovó, as deixou por causa do “gene impaciente”, para se aventurar no mundo, onde está? O que aconteceu de verdade? Será que há realmente uma resposta para isso?
Estas e muitas outras perguntas surgem na cabeça do leitor ao longo do romance que o fará rir e chorar em vários momentos.
Leitura imperdível para quem busca entender melhor a morte e como lidar com ela, o que nem sempre é fácil, porém, é necessário. 

2 comentários:

  1. Imagino que deva ser uma leitura maravilhosa

    ResponderExcluir
  2. Eu quero muito ler esse livro!! *-*
    Ótima resenha Kell, só me deixou com mais vontade de lê-lo (:
    E dizem que haverá um filme baseado na história! Mal posso esperar para ver/ler.
    Bjux ;*

    ResponderExcluir

Blogger Template Mais Template - Author: Papo De Garota