Tecnologia do Blogger.


domingo, 21 de agosto de 2011

[DOC] "Ilha das Flores"

Olá!
Hoje estou fazendo uma postagem diferente: Pela primeira vez, vou falar aqui de um documentário.  Para quem não sabe, 'documentário', segundo o WIKIPEDIA, é um "gênero cinematográfico que se caracteriza pelo compromisso com a exploração da realidade. Mas dessa afirmação não se deve deduzir que ele represente a realidade «tal como ela é». O documentário, assim como o cinema de ficção, é uma representação parcial e subjectiva da realidade."
Não sei porqeu nunca havia falado com vocês desse gênero tão interessante do cinema. Os docs são bem legais porque, muitas vezes em pouco tempo, conseguem transmitir muitas mensagens. E eu, realista que sou, adoro quando o tema de filmes é "realidade"/ drama. Sério mesmo, agora eu sempre vou falar de documentários e curta-metragens aqui. :D

Hoje, para "inaugurar", apresento-lhes, o doc. "ILHA DAS FLORES", um curta, de 1989, dirigido r produzido pelo cineasta Jorge Furtado. Ele narra a desigualdade entre as pessoas de uma forma diferente,  seja pelo enredo, seja pela linguagem, sejam pelas imagens, ouseja, uma forma única.

Assisti a "Ilha das Flores" durante uma aula (!), nesta semana e eu, como admiradora do cinema e futura coneasta, achei muito interessante essa forma diferente de abordar o assunto, em meio a tantos clichês.


Aqui está o vídeo:



Segundo o WIKIPEDIA, esse documentário ganhou os seguintes prêmios:
  • Melhor filme de curta-metragem (e mais 8 prêmios) no 17° Festival de Gramado, 1989.
  • Urso de Prata para curta-metragem no 40° Festival de Berlim, 1990.
  • Prêmio Air France como melhor curta brasileiro do ano, 1990.
  • Prêmio Margarida de Prata(CNBB), como melhor curta brasileiro do ano, 1990.
  • Prêmio Especial do Júri e Melhor Filme do Júri Popular no 3° Festival Clermont-Ferrand,França,1991.
  • Blue Ribbon Award no American Film and Video, New York, 1991.
  • Melhor Filme no 7º No-Budget Kurzfilmfestival, Hamburgo, Alemanha, 1991.
ESPERO QUE VOCÊS CURTAM!

3 comentários:

  1. A primeira vez que vi "Ilha das Flores" foi numa aula também. Achei muito legal, mesmo que em certa parte eu tenha sentido um pouco de nojo do que foi mostrado. Esse documentário dá um certo choque de realidade na gente.

    Bjs
    Gabi Lima
    http://livrofilmeecia.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Oi, Kell :) Eu já tinha visto o documentário em uma aula, mas faz tanto tempo que assisti de novo agora.
    É um curta criativo, que começa explicando o significado de tudo que é dito, e depois chega à crítica social. Post muito informativo!

    Bjs ;)

    ResponderExcluir
  3. AMO documentários! E também estou tendo essa disciplina durante esse semestre na faculdade. Nunca vi esse curta, mas vou correr pra ver porque muito me interessou.
    Tem dois documentários ótimos que você pode gostar, não sei se você os conhece. Tiros em Columbine e Sicko, ambos do polêmico Michael Moore.

    Vê e depois me conta!!!

    Ahhh, muito obrigada por comentar lá no meu outro blog, viu????

    Beijos,
    ;*

    ResponderExcluir

Blogger Template Mais Template - Author: Papo De Garota