Tecnologia do Blogger.


quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

Touro Indomável


Por Sofia Lobo
Em Touro Indomável (Raging Bull, 1980), filme baseado num livro auto-biográfico,  Robert De Niro interpreta Jake La Motta,  um talentoso pugilista intransigente. 
O sucesso na carreira do atleta é proporcional à decadência de sua vida particular. 
É extremamente possessivo com a mulher, Vickie (Cathy Moriarthy), desconfia de todos e perde o laço fraterno até mesmo de seu irmão, melhor amigo e empresário, Joey (Joe Pesci). Essa característica de sua personalidade o leva ao topo, mas também o afunda na mediocridade e na decadência.
A principal qualidade do filme é a técnica. Scorsese conseguiu fugir dos padrões dos filmes esportivos, produzindo cenas de luta repletas de fúria e determinação. Quando Jake está lutando, é como se o espectador estivesse em seu lugar, olhando o adversário nos olhos.
O fato de ter sido rodado quase todo em preto-e-branco gera um efeito documental e dramático, reforçado pela atuação impecável de De Niro, que durante um ano treinou boxe com La Motta e não hesitou em engordar mais de 25 quilos para representar a fase decadente do personagem
Outro destaque é a atmosfera psicológica que permeia as duas horas de filme. Somos espectadores da vida não de um lutador, mas de um homem que se esconde sob a máscara de fúria. O interessante é que, apesar do temperamento de Jake e de suas atitudes duvidosas, ao final torcemos por uma “volta por cima”. Afinal percebemos que ele é como um ser humano qualquer, que às vezes não mede as conseqüências e procura a felicidade que o dinheiro e o sucesso não podem comprar.

Um comentário:

  1. Oi!
    Não sou muito fã de filmes de luta, mas esse parece ser bem legal. Acho que nunca vi nenhum filme do Scorsese, mas já ouvi várias pessoas falando muito bem dele.

    Bjs
    Gabi Lima
    http://livrofilmeecia.blogspot.com

    ResponderExcluir

Blogger Template Mais Template - Author: Papo De Garota