Tecnologia do Blogger.


quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

DEPOIS DE HORAS (1985)



Por Sofia lobo
Insano. Esse é o adjetivo que melhor classifica Depois de horas (After hours, 1985), de Martin Scorsese.
Quando Paul Heckett (Griffin Dunne) conhece Marcy (Rosana Arquette) num café após o expediente, ele vê na garota uma oportunidade para sair da rotina entediante. O que ele não sabia é que, ao visita-la naquela mesma noite num bairro sombrio de Nova Yorque, sua noite se torna um pesadelo urbano. Vários incidentes hilários e surreais o impedem de voltar para casa.
Apesar da incontestável referência sobre a sexualidade reprimida presente no filme (que percebemos na cena em que o personagem observa num banheiro público o desenho de um tubarão mordendo o pênis de um cara), o filme é uma homenagem à NY. Não possui a atmosfera pesada de Taxi Driver, mas é igualmente desconcertante. Depois de horas mostra ao aspecto multicultural da cidade: o personagem se depara com punks, garçonete e vendedora de sorvetes carentes, mendigos, ladrões, homossexuais, uma escultora masoquista e tudo o mais que se pode encontrar no subúrbio de uma cidade grande em plena madrugada.
É uma comédia, mas não espere gargalhadas a cada minuto. O humor negro é o que o torna interessante.
Martin Scorsese, sem dúvida, tentou explorar um dos aspectos da vida humana: a circularidade. Um evento desencadeia outro, como num dominó; todos esses incidentes desviam Paul Heckett de seu desejo, que é voltar para casa. E, ao final, ele retorna para onde tudo começou: o escritório onde ele trabalha.
Surreal. Surpreendente. Ótimo filme.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Blogger Template Mais Template - Author: Papo De Garota