Tecnologia do Blogger.


quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

OS INFILTRADOS


Os Infiltrados (The Departed, 2006), filme que rendeu o merecido Oscar de melhor direção a Martin Scorsese, possui um clima daqueles filmes de ação dos anos 70, quando retratavam a violência urbana de maneira muito realista e sem preocupações com “a moral e os bons costumes”.
O título do filme sugere seu roteiro. Tanto a polícia quanto a máfia irlandesa possuem infiltrados. Um deles é Colin Sullivan (Matt Damon), protegido de Frank Costello, chefe da máfia. Sullivan foi recrutado por Costello, por assim dizer, ainda garoto. Tornou-se o melhor aluno da academia de polícia e infiltrou-se na polícia estadual.
O outro é o solitário Billy Costigan (Leonardo Dicaprio). Ele também entrou para a academia, mas sua família tem um histórico criminal com a máfia irlandesa, o que permite que se infiltre no meio de Costello sem suspeitas.
O interessante na trama é que Sullivan e Costigan, ambos infiltrados, são personagens opostas. O primeiro é dissimulado e manipulador. O segundo não consegue esconder o fato de que vive perturbado por não poder ser quem realmente é. Apesar das diferenças, ambos têm algo em comum: os dilemas morais que os atormentam.
Em Os Infiltrados, nada é o que parece ser e a tensão nem nos faz sentir as quase duas horas e meia de filme. Nada é muito simples e, quando achamos que tudo está acertado, há reviravoltas.
Os atores deram conta de interpretar a duplicidade dos personagens e Jack Nicholson como Costello é naturalmente sarcástico e subversivo.
Complexo e surpreendente, Os Infiltrados tornou-se um clássico e ao mesmo tempo moderno filme sobre gângsteres.

Infelizmente, essa é a minha última postagem. Decidi criar um blog próprio sobre cinema e algo mais. Ainda é um projeto, mas espero que em breve ele vá ao ar.

Quero agradecer à Raquel, pelo espaço que abriu no blog para minhas resenhas e também pelo incentivo que sempre me deu.

Foi uma ótima experiência e espero que tenham gostado!

Até breve,

Sofia Lobo 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Blogger Template Mais Template - Author: Papo De Garota