Tecnologia do Blogger.


quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

Especial Martin Scorsese: Taxi driver (1976)


Por Sofia Lobo


Em Taxi Driver (Taxi Driver, 1976), ótimo filme de Martin Scorsese que inicia nosso especial sobre este brilhante diretor, a atmosfera sombria das ruas e da marginalidade são os ingredientes para a história do atormentado Travis Brickle. Pouco se sabe sobre ele. O filme o apresenta como ex- fuzileiro da Guerra do Vietnã, que quando não está dirigindo seu taxi, vai a um cinema que exibe unicamente filmes pornográficos. E é espantosamente nesse cinema onde ele leva, ainda no primeiro encontro, Betsy (Cybill Shepherd), que se ofende e se afasta dele.
A insônia e certa fascinação pela região mais sórdida de NY levam Travis, interpretado brilhantemente pelo jovem Robert De Niro, a tornar-se taxista. Travis é uma alma atormentada que assiste a violência e a as piores faces da degradação humana nos subúrbios de Nova Yorque. Até certo ponto do filme, Travis narra seus sentimentos na medida em que também escreve a lápis num caderno o que acontece em seu dia.
A incomunicabilidade é também freqüente e inquietante. Os diálogos são às vezes sem nexo e não levam a lugar algum. Exemplo disso é a conversa de Travis com o colega Wizard (Peter Boyle). Apesar do apelido que lhe confere certo misticismo e sabedoria, Wizard não consegue superar a margem da inocuidade e não ajuda em nada o jovem confuso. Os personagens, na verdade, nada tem a dizer para Travis.
Quando Travis pára de apenas assistir ao que enoja (a prostituição e os crimes, resumidamente), o filme toma outro rumo. Ele compra armas, faz um moicano e assim como um terrorista contraditoriamente tenta salvar a alma de uma garota de 12 anos (Jodie Foster) que se prostitui por vontade própria.
Taxi Driver é, a meu ver, um conto sobre a solidão das ruas. Travis deixa isso muito claro quando afirma: "A solidão me perseguiu em todos os lugares... em bares, em carros, calçadas, lojas... em tudo. Não há como fugir; sou o solitário do Senhor."












Trailer: 

3 comentários:

  1. Oi!
    É um ótimo filme sem dúvida,foi com ele que conheci Jodie Foster uma brilhante atriz.
    Abraços e Feliz 2012!

    ResponderExcluir
  2. É esse tipo de fique que gosto, meio sem nexo rsr
    Vou ver se acho ele para baixar.
    Ha.. ja estou curtindo sua page no face. Se puder curti a minha tbm : https://www.facebook.com/pages/Minha-forma-de-Express%C3%A3o/226848384012472


    Um Beiijo

    ResponderExcluir
  3. Tem um selo pra você no meu blog, é só pegar la, abrass
    http://www.blogentraai.blogspot.com/2011/12/mais-um-seloooo-que-2012-venha-com-tudo.html

    ResponderExcluir

Blogger Template Mais Template - Author: Papo De Garota