Tecnologia do Blogger.


terça-feira, 30 de agosto de 2011

Filme e Livro: Laranja Mecânica (Clockwork Orange)


Hoje vim falar de um livro e um filme que se tornaram clássico:

Por Andressa Leite


Anthony Burgess, 186 páginas-1962

Sinopse: Narrada pelo protagonista, o adolescente Alex, esta brilhante e perturbadora história cria uma sociedade futurista em que a violência atinge proporções gigantescas e provoca uma reposta igualmente agressiva de um governo totalitário. A estranha linguagem utilizada por Alex - soberbamente engendrada pelo autor - empresta uma dimensão quase lírica ao texto. Ao lado de "1984", de George Orwell, e "Admirável Mundo Novo", de Aldous Huxley, "Laranja Mecânica" é um dos ícones literários da alienação pós-industrial que caracterizou o século XX. Adaptado com maestria para o cinema em 1972 por Stanley Kubrick, é uma obra marcante: depois da sua leitura, você jamais será o mesmo.( www.skoob.com.br)

O que leva uma pessoa a praticar violência? Estupros, roubos, espancamentos... Alex realiza tudo isso e muito mais.
Em um ambiente futurista conhecemos Alex e seus "drugues", seus amigos de vadiagem.
O mundo é violento, a moda muda constantemente( e de uma forma estranha),novas drogas surgem e o governo tenta controlar, ou pelo menos finge.
Alex mora com os pais e estuda de manhã. A noite ele sai e apronta por aí. Ele gosta de música clássica, principalmente de Ludwing Van Beethoven, algo incomum, já que os jovens preferem as músicas da época. Alex se autonomeia líder do grupo, mas nem todos seus amigos se sentem satisfeitos com isso.
Um dia enquanto praticava mais uma das suas é preso e condenado. Colocado na prisão, logo se faz de bonzinho e tenta ao máximo agradar a todos tentando uma chance de se livrar o mais rápido possível do lugar... e ele consegue.
Alex é submetido a um tratamento, um teste do governo para acabar com o problema da violência. Esse processo é rápido, quinze dias, mas não é nada agradável.
Ele passa por transformações nada espontâneas e em liberdade acaba se encontrando com alguns daqueles em que ele aprontou barbaridades.

Bom é difícil falar gostei do protagonista, porque ele não é uma pessoa para se gostar ou admirar. Ele pratica a violência gratuita, é desumano. Mas Alex narrando os acontecimentos do livro nos atrai; Ele é bem humorado, sarcástico... contraditório, não.
Laranja Mecânica me fez refletir um bocado. Será que nosso mundo um dia chegaria a isso? Será que uma pessoa com natureza destrutiva e maligna um dia poderia se regenerar?
Estamos tão acostumados com a violência no dia-a-dia que já achamos essa prática comum e normal?
Para mim o autor foi brilhante, o livro foi escrito em 1962 e consegue ser atual. Ele criou mais de 100 termos que são uma mistura de gírias, língua cigana, russa e entre outras. Por essa razão o livro acompanha um glossário.

O livro deu origem ao filme britânico homônimo de 1971, dirigido por Stanley Kubrick ( O mesmo de O Iluminado e 2001- Uma Odisséia do Espaço).
Na minha opinião o filme ficou bem fiel ao livro, menos a parte final que terminou antes da do livro.
Os atores interpretaram muito bem os personagens, destaque claro ao Malcolm McDowell, que interpreta Alex.
O visual futurista me agradou também. Roupas, casas, móveis, decorações...
Enfim recomendo os dois mas logo aviso que tanto no filme quanto no livro há violência, então caso você não goste é melhor não ler/assistir.


Em uma pesquisa sobre o filme descobri algumas curiosidades que eu retirei do blog http://overdosisblog.blogspot.com/

  • Durante a cena em que Alex (Malcolm McDowell) é submetido ao tratamento Ludovico, Malcolm arranhou a córnea e ficou temporariamente cego. O médico que acompanha Alex durante o tratamento era realmente um médico, e estava lá por motivos de segurança para Malcolm. Malcolm também teve costelas quebradas durante a filmagem da cena de humilhação após o tratamento e ele quase se afogou de verdade, devido a uma falha no equipamento que o ajudaria a respirar, na cena em que os seus ex "droogies" o encontram e submetem ele a uma tortura em uma banheira.
  • Stanley Kubrick propositalmente cometeu alguns erros de continuidade em Laranja Mecânica. Os pratos em cima da mesa trocam de posição e o nível de vinho nas garrafas muda em diversas tomadas, com a intenção de causar desorientação ao espectador.
  • O filme foi retirado de cartaz no Reino Unido a mando de Stanley Kubrick. Irritado com as críticas recebidas, de que Laranja Mecânica seria muito violento, Kubrick declarou que o filme apenas seria exibido lá após sua morte, ocorrida em 1999.
  • A linguagem utilizada por Alex, chamada de nadsat, foi inventada pelo autor Anthony Burgess, que misturou palavras em inglês, em russo e gírias.
  • O livro em que Frank Alexander trabalhava quando Alex e sua gangue invadem sua casa chamava-se "A clockwork orange".
  • A cobra, foi colocada nas filmagens após o diretor Stanley Kubrick descobrir que Malcolm McDowell tinha medo delas.
  • No livro, o sobrenome de Alex em momento algum é revelado. Comenta-se que DeLarge seja uma referência a um momento no livro em que Alex chama a si mesmo de "Alexander the Large".
  • O orçamento total do filme foi de apenas US$ 2 milhões.
  • Stanley Kubrick certa vez declarou que, se não pudesse contar com Malcolm McDowell, provavelmente não teria feito Laranja Mecânica.
  • A canção "Singing in the rain"(Cantando na Chuva), cantada por Alex durante a cena em que ele e seus colegas violentam uma mulher na frente de seu marido, só está no filme porque esta era a única música que Malcolm McDowell sabia cantar por inteiro.
  • O filme foi proibido no Brasil na época do lançamento, mas liberado depois de alguns anos com a condição de que a genitália da mulher na cena de estupro, fosse encoberta por meio de manchas pretas sobrepostas à cena. Quem assistiu ao filme naquela época pode perceber que tais "manchas pretas" nem sempre acompanhavam a vagina com os pêlos pubianos. Isso sem contar que a censura era de 18 anos. Tais acontecimentos no Brasil tornaram a censura militar ridicularizada.
  • Durante a Copa do Mundo de 1974, disputada na Alemanha Ocidental, graças ao seu futebol envolvente, revolucionário e taticamente perfeito, a Seleção Neerlandesa de Futebol foi batizada pelos jornalistas europeus de Laranja Mecânica. A "Laranja" faz referência também ao vistoso equipamento utilizado por essa lendária seleção de futebol, comandada por Johan Cruijff.
  • Na cena em que Alex está em uma loja de discos, podemos ver que um dos discos que está na prateleira da loja, na fileira central, é o disco da trilha sonora do filme 2001:Uma Odisséia no Espaço, pode-se notar o Magical Mystery Tour dos Beatles, Atom Heart Mother do Pink Floyd e também Missa Luba.
  • Acredita-se que uma música seja co-relacionada ou talvez inspirada no filme, "Hier Kommt Alex" da banda Die Toten Hosen.
  • Em um episódio de Halloween dos Simpsons, Bart Simpson estava fantasiado de Alex.
  • A banda Sepultura lançou, no início de 2009, o Álbum A-lex, inspirado inteiramente no livro, inclusive todos os títulos das músicas têm relação com a obra de Anthony Burgess.
  • A Clockwork Orange é uma expressão da gíria cockney, que denomina o desajustado agressivo e desequilibrado, que odeia as instituições e os seres e os agride, inclusive fisicamente, mas por razões puramente psicológicas, sem nenhuma politização nem ideologia. Alex é exatamente isso. A expressão aproximada, se bem que ainda inexata em português, seria "porra-louca".

5 comentários:

  1. Ai deu medo, eu tenho receio de quem escreve livros assim, pois tem tantos jovens loucos que podem pegar um livro desses e usar como modeo de vida. bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com o filme infelizmente aconteceu isso. Mas não sei, não, acho que livros assim sempre deixam a sensação de que o crime não compensa no final.
      Deixe de ser medrosa e leia, haha. Ainda mais se você não for uma jovem louca. Livros assim são maravilhosos e vão fazer você refletir sobre o mundo lá fora.
      Beijos!
      Sobre Café e Livros

      Excluir
  2. Nossa que coicidencia..eu li em outro blog sobre esse livro ahha
    Ele deve ser bom mesmo kkk


    Beijo'
    http://minhaformadeexpressao.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Oi Kell!


    0_0
    LARANJA MECANICA!!!!!!

    Caramba!!! Não sei como definir essa obra em poucas palavras!!!! É única, atemporal, complexa, perfeita, controversa, intrigante....
    Parabéns por mencionar essa perfeição de Anthony Burguess, imortalizada por Kubrick e marcada por Malcom McDowell!

    Muitas pessoas interpretam erroneamente a violência desse filme e do livro. Para mim a violência retratada ali é tão real que chega a ser artística. Uma forma de nos fazer mergulhar na psique.

    Alex..ah Alex....sou tão fã dele que cheguei a fazer cosplay! \o/ Meu primeiro cosplay foi em homenagem á esse clássico! Alex é amado e odiado pelas pessoas por um motivo simples; porque ele faz tudo o que quer. E nós temos vontade de fazer tudo o que queremos mas não podemos. Ele não pode, mas faz mesmo assim.

    As questão levantadas me induzem a responder:

    Será que nosso mundo um dia chegaria a isso?

    - Nós já chegamos. Basta olhar para a juventude violenta e drogada de nossa sociedade. As crueldades cometidas pelos jovens de hoje é totalmente horrorshow.

    Será que uma pessoa com natureza destrutiva e maligna um dia poderia se regenerar?

    - Kubrick colocou isso como: não, uma pessoa má será sempre má..isso vem do seu eu, da sua ídole.

    - Burguess colocou de forma semelhante mas no ultimo capítulo ele coloca como se a violência de Alex fosse fruto de sua imaturidade que , com o passar dos anos muda. Mas no livro, Alex não pratica mais, porém gosta de ver. Ou seja..não muda.

    Estamos tão acostumados com a violência no dia-a-dia que já achamos essa prática comum e normal?

    - Talvez. Eu mesma não me choquei com o filme e com o livro pois a realidade de nossa sociedade se mostra muito pior do que qualquer violência presente na obra.

    Como disse para mim a violência em LM é uma forma de ilustrar a trama. E no filme ela se torna artística pelas mãos de Kubrick.

    Não gostei do final do livro e prefiro o final do filme. Talvez Burguess por conta da história de vida dele. Ele escreveu LJ ás pressas crendo que logo morreria de câncer. Queria deixar para a familia uma boa quantia de em dinheiro com os livros após sua morte. Mas o cãncer era falso e Burguess soube disso antes de terminar o livro..por isso penso que ele alterou o final.

    Eu escrevi artigos sobre ambas obras, se quiser dar uma olhada:

    Sobre o Livro:
    http://empadinhafrita.blogspot.com/2011/04/laranja-mecanica-de-anthony-burgues.html

    Sobre o Filme:
    http://empadinhafrita.blogspot.com/2010/02/resenha-laranja-mecanica.html

    Sessão Cosplay, tendo meu cosplay de Alex e outros:
    http://empadinhafrita.blogspot.com/2011/02/cosplay-laranja-mecanica.html

    ResponderExcluir
  4. Sabe, quando eu entrei na facul pra fazer Jornalismo, também pensei que isso me ajudaria na vontade de ser escritora: na verdade achei que um diploma poderia ajudar a ficar mais fácil quando terminasse meu livro, em poder publicá-lo. Mas logo percebi que a profissão não é bem assim....especialmente no ponto em que você tem de viver para o trabalho, sem horário e tempo para mais nada...vivendo sempre no corre-corre...tenho horror á isso! Sem falar que tem umas ocisas lá na qual não concordo.
    Letras é algo interessante eu até pensei em fazer mas desisti..por enquanto não faço a ínima idéia do que pretendo cursar...vou me deixar levar pela correnteza do destino =p

    ResponderExcluir

Blogger Template Mais Template - Author: Papo De Garota