Tecnologia do Blogger.


quinta-feira, 28 de julho de 2011

Ondine (2009)


Neil Jordan é reconhecido como o criador de obras cinematográficas singulares e intimistas, mas vez ou outra aposta em produções comerciais, como Entrevista com o Vampiro e Lance de Sorte.

Dessa vez, como plano de fundo as belas paisagens da Irlanda, Jordan criou um conto de fadas moderno envolto em mistério e fantasia baseado na mitologia irlandês-escocesa.

Colin Ferrel (Alexander,2004) é Syracuse, pescador que deixou de beber e tem uma vida simples. Certo dia ele pesca, literalmente, uma misteriosa jovem (Alicja Bacheha, Trade, 2007) que afirma não se lembrar de seu passado. Ele a acolhe na casa de sua falecida mãe. A filha dele, Annie (a talentosa Alison Barry), acredita que Ondine, como a jovem se denomina, é uma selkie, personagem folclórico semelhante às sereias. A certeza de que Ondine é mesmo uma selkie é tão convincente que até mesmo Syracuse passar a acreditar. Ele, como já era de se esperar, se apaixona por ela. Mas esse, felizmente, não é o foco da história. O que nos comove é a relação tão fraternal que se estabelece entre os três – o pai, a filha e a suposta sereia.

O que o torna interessante, também, é a linha tênue que separa o fantástico da realidade, criando uma atmosfera quase mágica, prendendo o espectador ao mistério de Ondine. Mas o diretor pecou ao se perder no roteiro, desfazendo todo o encanto quando revela a verdade. Porém, mesmo esse ponto negativo não conseguiu torná-lo menos sensível e emocionante.

Ondine é o que poucos filmes comerciais conseguem ser atualmente: simples e honesto.


Trailer: http://www.youtube.com/watch?v=80HzX8UGEKM

IMDB: http://www.imdb.com/title/tt1235796/

2 comentários:

  1. Aaaaamo o Colin Farrel ^^
    Sou louca pra ver "Ondine" :))
    Excelente resenha, Sofia!
    Kell ^^

    ResponderExcluir
  2. Pensei em baixar esse filme um milhão de vezes, mas sempre mudava de opinião e acabava vendo outro filme. A sinopse já tinha me interessado, mas a sua resenha me fez querer ver mais. (:
    Vou correndo baixar!

    Beijos,

    ResponderExcluir

Blogger Template Mais Template - Author: Papo De Garota