Tecnologia do Blogger.


terça-feira, 1 de novembro de 2011

Halloween e Filmes Clássicos de Terror

Ontem foi Halloween, ou para nós os Dia das Bruxas. Nós brasileiros não temos a tradição de comemorar essa data como os E.U.A por exemplo em que as crianças se fantasiam e pedem doces de porta em porta com o famoso Trick-or-treat - Gostosuras ou Travessuras. Mas vocês sabem como surgiu o Halloween? Pensamentos e Opiniões te explica:


o termo Halloween é de origem inglesa arcaica que tem dois significados: Hallow Evening - Noite Sagrada ou All Hallows' Eve- Noite de Todos os Santos
Existem várias histórias de como surgiu a data e com o passar do tempo os significados e tradições foram se misturando até chegar nas comemorações dos dias de hoje. 
Uma das explicações diz que Os celtas cultuavam muitos deuses, mas o preferido era o sol, pois ele que determina o período do trabalho e do descanso, além de ser responsável pela beleza da Terra e a fartura das colheitas.
Eles acreditavam que seres sobrenaturais e espíritos de pessoas mortas vagavam na Terra na véspera de 1º de novembro, que era quando comemoravam o Ano Novo, o fim da estação do sol e o inicio do frio e da escuridão.
Para os celtas nesse período eles acreditavam que o Deus Sol era feito de prisioneiro pelo Príncipe da Escuridão e na noite do dia 31 ele reunia todas as pessoas mortas que assumiam formas de animais. Os piores se transformavam em gatos.
Para se protegerem, os druidas (sacerdotes celtas) ofereciam comida através de um ritual para os espíritos e usavam máscaras para que eles não lhe fizessem mal.


As comemorações são mais populares nos países anglo-saxônicos, principalmente os E.U.A, Inglaterra, Canadá e Irlanda.


E que tal assistir ao clássicos do terror nessa semana?

Psicose- 1970

Capa e Cartaz do filme Psicose


Marion Crane (Janet Leigh) rouba a firma em que trabalha e foge para recomeçar sua vida. Uma tempestade a faz parar num hotel de beira de estrada, onde é recebida pelo estranho, porém afável, Norman Bates (Anthony Perkins), que cuida do lugar. Quando Marion desaparece, sua irmã e o amante decidem investigar. Um dos mais famosos filmes de Hitchcock, com a famosa seqüência em que a mulher é esfaqueada enquanto toma banho.








- O Exorcista- 1973

Capa e Cartaz do filme O ExorcistaEm Georgetown, Washington, uma atriz vai gradativamente tomando consciência que a sua filha de doze anos está tendo um comportamento completamente assustador. Deste modo, ela pede ajuda a um padre, que é também um psiquiatra, e este chega a conclusão de que a garota está possuída pelo demônio. Ele solicita então a ajuda de um segundo sacerdote, especialista em exorcismo, para tentar livrar a menina desta terrível possessão.










O Massacre da Serra Elétrica-1974


Capa e Cartaz do filme O Massacre da Serra ElétricaLevemente baseado em fatos reais, conta a história de um grupo de jovens que, durante uma viagem de carro, acabam caindo no caminho de uma família de pessoas insanas, cujo filho utiliza uma serra elétrica para matar as pessoas, tratando-as como carne animal.


Capa e Cartaz do filme O IluminadoDurante o inverno, um homem (Jack Nicholson) é contratado para ficar como vigia em um hotel no Colorado e vai para lá com a mulher (Shelley Duvall) e seu filho (Danny Lloyd).

Porém, o contínuo isolamento começa a lhe causar problemas mentais sérios e ele vai se tornado cada vez mais agressivo e perigoso, ao mesmo tempo que seu filho passa a ter visões de acontecimentos ocorridos no passado, que também foram causados pelo isolamento excessivo.





 Poltergeist-1982

Capa e Cartaz do filme Poltergeist: O FenômenoSteven (Craig T. Nelson) e Diane Freeling (JoBeth Williams), um jovem casal da Califórnia, juntamente com os filhos Dana (Dominique Dunne), Robbie (Oliver Robins) e a pequena Carol Anne (Heather O'Rourke), representam a típica família norte americana da década de oitenta.
Tudo começa com a menina conversando com o aparelho de TV e móveis que se movem sozinhos, até que em uma noite, durante uma tempestade, Carol Anne desaparece dentro do armário de seu quarto. Por acaso, em um canal de TV sem sinal, a família pode ouvir sua voz e se comunicar com a garota. Os Freeling procuram uma equipe de parapsicólogos e uma poderosa médium para trazer Carol Anne de volta, mesmo tendo que enfrentar um mundo desconhecido, espíritos furiosos e manifestações demoníacas dentro da própria casa, que esconde um segredo terrível.


A Hora do Pesadelo-1984


Capa e Cartaz do filme A Hora do Pesadelo
Um grupo de adolescentes tem pesadelos horríveis, onde são atacados por um homem deformado com garras de aço.
Ele apenas aparece durante o sono e, para escapar, é preciso acordar.
Os crimes vão ocorrendo seguidamente, até que se descobre que o ser misterioso é na verdade Freddy Krueger (Robert Englund), um homem que molestou crianças na rua Elm e que foi queimado vivo pela vizinhança.
Agora Krueger pode retornar para se vingar daqueles que o mataram, através do sono.






Andressa Leite (@stonesandmilk)

Um comentário:

  1. Oi Andressa!
    Muito legal esse post. Eu não sabia a origem do Halloween. ^^
    Já assisti algumas cenas de Psicose e parece ser um filme realmente bom. Minha vontade de assisti-lo só aumenta, ainda mais por ser dirigido por Alfred Hitchcock.

    bjs
    Gabi Lima
    http://livrofilmeecia.blogspot.com

    ResponderExcluir

Blogger Template Mais Template - Author: Papo De Garota