Tecnologia do Blogger.


segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Resenha do Filme: "Namorados Para Sempre"

“Eu não queria ser o marido de ninguém, nem pai de ninguém. Eu pensava que podia ser o sonho de qualquer um, menos o meu. Mas de alguma forma, era o meu. E hoje eu trabalho para isso”. (Dean)

A atriz indicada ao OSCAR Michelle Williams vive Cindy, uma jovem médica, casada com Dean (Ryan Gosling) e mãe de Fraknie. Entretanto, o casamento não vai nada bem e chega uma hora que o marido decide alugar um quarto futurista de um motel para ambos passarem uma noite e tentar reacender a paixão que os movia no início do relacionamento.

O filme é narrado em duas partes que se misturam: o presente e o passado.
As lembranças desde antes o início do relacionamento se misturam com o drama vivido por eles atualmente.

Pode parecer um pouco confuso no início, porque não há como identificar o passado e o presente a não ser pelas características físicas diferentes e também pelo contexto da história. Mas as peças desse “quebra cabeça” dramático se encaixam e se completam perfeitamente.

Em uma cena de raiva, Dean se joga no mato a procura de um flor (ao que parece) e de repente lá está ele, andando pela rua, com um lindo buquê –choque entre o que era e como está hoje-

É importante deixar claro que Cindy nunca foi uma pessoa fácil de lidar, cresceu em uma família onde o pai e a mãe “só conversavam para gritar um com o outro”. Ela, apesar de muito inteligente, se mostra cada vez mais com um olhar mais triste e casado. Isso é desde o início do filme.

Ambos, Cindy e Dean, jovens, estão à procura do amor. Querem saber o que é isso. A garota conta com as conversas com sua avó , dizendo algo do tipo: “Faça quem você ame, valer a pena”. Antes de conhecer Dean, Cindy pensa que encontrou o amor nos braços de Bobby, porém a história revela que não é bem assim

Dean também é um jovem que está à procura do amor e tem com quem conversar sobre isso: um colega de trabalho. Em uma de suas várias conversas, ele diz que os homens são muito mais românticos que as mulheres, porque “eles esperam a mulher certa chegar e aí então se casa com ela. Mas as mulheres, muitas vezes, desperdiçam a chance de encontrar um príncipe encantado, casando-se com algum cara que tem um bom emprego”.

A partir do momento que se conhecem, em um hospital, Cindy e Dean passam a querer um ao outro. Mas, desde o início, o que esse romance tem de paixão, tem de conflito também.

Algo que chama a atenção é o confronto do título, em inglês, o original é: “Blue Valentine” (algo como “Namorados Tristes” ou, segundo consta, o Blue é usado para conotar a noite e a cor azul do quarto do motel) e em português, é “Namorados Para Sempre”.  Tentaram “romantizar” o título. Mas o filme em si, mostra com clareza que os desgastes da vida a dois, as mágoas e as lembranças, definitivamente não os torna “namorados para sempre”.

“NAMORADOS PARA SEMPRE”
(Blue Valentine)

ONDE EU ASSITI PELA PRIMEIRA VEZ: Em casa
QUANDO: 26/08/2011

PORQUE EU ESCOLHI ESTE FILME: Porque acabou de chegar às locadoras e o filme é protagonizado por Michelle Williams, indicada ao Oscar.
O QUE EU SABIA DE ANTE-MÃO:

-Michelle Williams e Ryan Gosling estavam no elenco
-Era um drama forte que gerou polêmica por causa de uma cena de sexo

-Michelle foi indicada ao Oscar por sua atuação
DIRETOR DO FILME: Derek Cianfrance

QUEM SÃO OS ATORES PRINCIPAIS: Ryan Gosling, Michelle Williams,John Doman, Mike Vogel
QUE TIPO DE FILME É: Drama
TEM UM FINAL FELIZ: Não
O FILME SUPEROU OU NÃO AS MINHAS EXPECTATIVAS: Superou. Eu esperava uma história completamente diferente, focada apenas na parte dramática de um relacionamento que não tem mais como continuar. Mas as cenas de lembranças e a forma como tudo acontece e como tudo se encaixa, foram perfeitas! Eu, particularmente, não gosto da Michelle Williams, mas não tem como negar que nesse filme ela arrasou mesmo!
PONTO FRACO: Um pouco confusa a relação passado/presente no início. Mas também a paternidade de Frankie não é muito bem esclarecida. Ao que tudo indica, é Dean o pai, mas a própria Cindy tem dúvidas.
QUAL É A DURAÇÃO APROXIMADA DO FILME: 112 minutos aproximadamente

QUAL A CLASSIFICAÇÃO INDICATIVA: 14 anos (aborto e relação sexual)
UMA FRASE DO FILME: O filme tem várias frases legais e interessantes,no contexto, há alguns trechos muito bons e reflexivos. Mas além da “clássica”: (Como posso confiar em um sentimento se ele pode simplesmente sumir?”), tem uma bem interessante, onde após Dean falar para Cindy que as garotas mais bonitas são as mais loucas, ela responde: “Gostei desse seu elogio e ofensa ao mesmo tempo. Deixa tudo igual”.
COMO É A HISTÓRIA PRINCIPAL: (Retirado da contracapa do DVD): “Aclamado pelo público e pela crítica mundial, este é um retrato íntimo de um relacionamento que está em franca desintegração. Com um romance outrora cheio de paixão, Cindy e Dean são casados e têm uma filha de cinco anos. Na esperança de salvar seu casamento, eles reservam um quarto de motel, relembrando anos atrás quando se conheceram, se apaixonaram e fizeram seus primeiros planos cheios de vida e esperança. Movendo-se de forma fluída entre o passado cheio de juventude e o presente da vida adulta, o filme se desdobra  como um dueto cinematográfico cujo refrão pergunta sem parar: “para onde foi o nosso amor?” . A resposta para esta pergunta está dispersa no tempo e nas personagens... Indicado ao Oscar e ao Globo de Ouro 2011.”
UM CENA: Várias cenas são boas, mas eu gostei muito da cena em que Dean enfeita o quarto de um senhor no hospital, tentando deixar o mais confortável possível. Tem uma cena do aborto que é bem chocante também e a cena do trailer: que ele canta e ela dança. A última briga também é memorável. Enfim, o filme todo é bom! Hehehe
 RECOMENDO ESTE FILME: Sim, recomendo! Mas me sinto no dever de falar aqui algo que não é um ponto fraco, é um “alerta”: esse filme tem algumas cenas de sexo “meio que” explícitas e mais uma cena de aborto. Quem não gosta muito de algum desses temas, não sei se é aconselhável assisti-lo. Mas, fazer uma forcinha, vale a pena!
 DICAS PARA QUEM PRENTENDE ASSISTÍ-LO:

-Fazer pipoca;
-Prestar atenção em alguns detalhes, em algumas frases
-E curtir ao máximo!
BOM FILME!!!!!
KELL :)

2 comentários:

  1. Pois ééé, depois de 9 anos, 3 meses e 7 dias sumida da blogosfera, eis que ressurjo novamente das cinzas. hahahaha! Brincadeiras a parte, desculpa pelo sumiço, devo ter perdido tantos posts bons do seu blog. ;(
    Mas a monografia tirou todo o meu sangue, agora terminei... só estou no aguardo da defesa! _o/
    Bom, eu sou suspeita pra falar desse filme, lembra da minha resenha no blog? Eu adorei esse filme, adorei a história, adorei as interpretaçõs, senti muuuuuita pena do Dean e muita raiva dela. Mas sabe o que eu mais gostei do filme? Mexeu demais comigo! O último filme nesse estilo (realidade crua de relacionamentos) que mexeu comigo foi Closer.

    Adorei a resenha, como sempre gracioso esse formato. E as frases e cenas que mais me tocaram foram quase as mesmas que você.

    Beijos, vou sumir agora não.
    ;*

    ResponderExcluir
  2. Olá, muito obrigado por seguir meu blog. Achei seu blog o máximo, adorei mesmo, ta de parabéns. Estou seguindo também.
    Gostaria de fazer parceria com vc, ja adicionei seu banner em meu blog e deixo aqui o link com meu banner.
    http://blogentraai.blogspot.com/p/quer-ser-parceiro.html

    Tudo de bom, vou voltar aqui várias vezes.

    ResponderExcluir

Blogger Template Mais Template - Author: Papo De Garota