Tecnologia do Blogger.


quarta-feira, 13 de março de 2013

Livro: Jogos Vorazes - Suzanne Collins

Jogos VorazesOriginal: The Hunger Games
Autor: Suzanne Collins
Editora: Rocco - Jovens Leitores
Gênero:Romance/Distopia/Aventura/Sci-Fi/Y.A/Literatura Internacional
Páginas: 108
Ano: 2004/2008
Skoob
Sinopse: Após o fim da América do Norte, uma nova nação chamada Panem surge. Formada por doze distritos, é comandada com mão de ferro pela Capital. Uma das formas com que demonstram seu poder sobre o resto do carente país é com Jogos Vorazes, uma competição anual transmitida ao vivo pela televisão, em que um garoto e uma garota de doze a dezoito anos de cada distrito são selecionados e obrigados a lutar até a morte! Para evitar que sua irmã seja a mais nova vítima do programa, Katniss se oferece para participar em seu lugar. Vinda do empobrecido distrito 12, ela sabe como sobreviver em um ambiente hostil. Peeta, um garoto que ajudou sua família no passado, também foi selecionado. Caso vença, terá fama e fortuna. Se perder, morre. Mas para ganhar a competição, será preciso muito mais do que habilidade. Até onde Katniss estará disposta a ir para ser vitoriosa nos Jogos Vorazes?  (www.skoob.com.br)



Imaginem só: Lutar pela própria vida em uma espécie de arena para divertir outras pessoas. É isso que Katniss precisa enfrentar ao entrar nos Jogos Vorazes. Ninguém possui escolha. Isso é o aviso de que a Capital domina a todos.

A América do Norte foi destruída e em seu lugar, Panem surgiu. Ela é dividida em 13 distritos, mais a Capital. Cada distrito é responsável por um tipo de produção, como a agricultura (11) e o carvão (12), menos o distrito 13, que não existe mais desde a rebelião. Depois disso os Jogos Vorazes foram o lembrete de que isso não deve ocorrer novamente. Um menino e uma menina entre 12 e 18 anos de cada distrito são escolhidos para participar dos Jogos. Eles são levados para Capital preparados e levados a arena. O objetivo é simples: ser o último sobrevivente, não importa como isso ocorra.

“- Senhoras e senhores, está aberta a septuagésima quarta edição dos Jogos Vorazes!”

Eu sempre tento não criar muitas expectativas sobre os livros que ouço falar bastante. Mas não me contive e quando comecei a ler as primeiras páginas, eu já estava segurando o ar. Foram noites em claro, mal entrei na Internet, não assistia meus seriados e nem meus filmes, muito menos assistia TV. Em menos de uma semana li a Trilogia inteira e não pude me conter. Só não assisti ao filme ainda porque não queria que minha resenha sofresse alguma interferência. Então depois conto minha opinião sobre ele e se foi uma boa adaptação cinematográfica.

O livro como vocês podem perceber, me fascinou bastante. Ele é contado em primeira pessoa pela própria Katniss, uma jovem que sustenta a família depois que perdeu o pai. Ela tem uma irmã mais nova, Prim e faz de tudo para protege-lá. O que mais gosto em leituras assim é que você sabe apenas a personagem sabe. O resto você especula junto com ela e tenta imaginar o que os outros personagens pensam ou escondem dela.

Cada final de capítulo é uma novidade, algo novo, perigoso, uma surpresa que faz você ficar nervoso e querer respostas. Por isso se torna quase impossível a tarefa de fechar o livro sem terminá-lo. Você faz as outras atividades como comer, tomar banho, trabalhar e etc, pensando no que irá ocorrer. Quem será o próximo a morrer, como afinal vai acabar tudo isso. Eu realmente não estava preparada para esse efeito que o livro teria em mim.

Só fiquei um pouco abismada com alguns erros que encontrei no livro, como uma mochila amarela que no decorrer virou laranja e essa frase com repetição de palavras: “ Mais ou menos uns doze tributos estão no chifre, atacando uns aos outros com selvageria no chifre”. Eu sei, são coisas bobas, mas pelo sucesso do livro, a revisão precisava pelo menos ser rígida.

Tenho certeza que de maneira nenhuma eu sobreviveria a uma situação dessas, mas não posso negar que os livros me deram uma enorme vontade de aprender usar um arco e flecha, subir em árvores e etc. Engraçado não. Recomendo muito! Nem vou falar muito sobre a história, porque ler o livro sem muitas informações é muito melhor.

Eu ganhei a trilogia no meu aniversário em julho. Obrigada Fabricio, Guilherme e Mayara, meus melhores amigos que deram o boxe!



Andressa Leite @stonesandmilk

Um comentário:

  1. Oi Andressa!
    A trilogia inteira é boa demais!!! Também li em pouco tempo e fiquei apaixonada pelos personagens, pela narrativa, por tudo!
    Vi o filme antes de ler e acredito que o filme tenha me dado um impulso a mais para ler.
    Adorei a resenha.

    Beijos,
    Gabi Lima
    http://livrofilmeecia.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

Blogger Template Mais Template - Author: Papo De Garota