Por Sofia Lobo
Durante quase trinta anos uma barreira física dividiu Berlim, a qual passou a ser governada por políticas ideologicamente distintas. Surgiu, assim, a rivalidade entre o lado Leste, ou RDA (República Democrática Alemã, socialista) e Oeste (República Federal Alemã, capitalista).
É no lado Oriental dessa barreira onde se passa Adeus, Lênin! , obra peculiar do diretor Wolfgang Becker que retrata um capítulo único na História: a Queda do Muro de Berlim.
Christiane Kerner (Katrin Saß) mantém uma relação ideológica com a República Democrática Alemã. Ao presenciar a prisão de seu filho Alexander (Daniel Brühl) durante uma passeata, Christiane tem um colapso e fica em coma. Alex é solto e cuida de sua mãe, enquanto presencia uma mudança radical em sua vida. O Muro é derrubado, as fronteiras que separam o Leste do Oeste não existem mais e ele pode desfrutar de descobertas culturais incríveis num país que renasce. Sua irmã Ariane (Maria Simon) desiste dos estudos e torna-se atendente do Burguer King.
Após todas essas mudanças, Christiane finalmente desperta. Os médicos alertam para os riscos de um choque emocional. Alex decide levá-la para casa e nada dizer sobre as mudanças no país. Com a ajuda de sua irmã e do amigo Denis (Florian Luckas), redecora o apartamento, busca objetos, pessoas, produtos e até notícias relacionadas à antiga RDA (auxiliado por Denis, que possui pretensões cinematográficas).
O diretor retrata um tema histórico e polêmico com humor sutil e inteligente. Também é fiel ao mostrar imagens reais da Queda do Muro, de passeatas e da vitória Alemã na Copa do Mundo em 1990.
Adeus, Lênin! trabalha com a linha frágil existente entre a verdade – ou a realidade- e a mentira, o mundo das ilusões, e com a manipulação dessas duas dimensões. Alex, na verdade, criou no quarto de sua mãe o país onde ele gostaria de viver: socialista sim; porém humano, livre e generoso. Essa é a crítica bem-humorada de Becker ao socialismo real fracassado, anteriormente idealizado por Lênin.
Vi esse filme no ensino médio e adorei!
ResponderExcluirFoi uma ideia muito legal falar sobre o fim da Alemanha Socialista focando na experiência de uma família.
Quem não viu não sabe o que está perdendo.
Bjss*
Gabi Lima
http://livrofilmeecia.blogspot.com
Obrigada pelo comentário, volte sempre \o/
ResponderExcluirMuito lindo seu blog!!!!
Ah, um selinho para você: http://1.bp.blogspot.com/-68Bb05pFul4/Te1BfsqvBeI/AAAAAAAAATM/JPCRr0Mj7R0/s1600/dsm-selinho.jpg
Mil Sweetkisses!!!